Wednesday, September 12, 2007

Renovatio

Saudações,

Faz muito, mas muito tempo mesmo que não coloco nada aqui no espaço "Mente Livre". Porém vamos terminar com esse jejum agora falando dessa palavra: Renovatio.

Palavra nada corriqueira, não é? Alguém pode dizer: "Ah! Eu vi esse nome no filme A Ilha (2005, "The Island" Site Oficial). Era o nome do barco do carinha lá!".

Pois bem, se você reconheceu ótimo, se não, não tem problema. O que vou abordar é o seu significado.

Ela é uma palavra do latim e significa Renascimento, Ressureição, Renovação. Profundo não?

A gente sempre fala em mudanças de qualquer natureza, mas muitas das vezes nós dizemos que nunca mudamos ou que não conseguimos mudar. Apesar dos seus "esforços" você não consegue subir de vida, arranjar um emprego melhor... e outras coisas que podem alavancar você de seu status atual. Mas você já parou para pensar o porquê do seu "não alavancamento"?

Isso pode envolver vários fatores em que você mesmo foi o causador, o fomentador. Se você almeja um emprego melhor, logo tem que ter as competências e qualificações para tal ingnada. Logo, se não tem capacitação, não tem como exercer tal profissionalismo.

Se estudares bastante e ter o conhecimento necessário, terá sua vaga do curso pretendido no vestibular. Caso contrário...

Há várias outras situações em que pode aplicar esse tipo de análise. Daí questionam: Ah! mas tem a sorte!
Daí eu respondo: A sorte é uma incerteza. O destino do homem é construído por ele mesmo. Se ficarmos estáticos no mesmo lugar, não iremos nos alimentar, trabalhar, enfim, viver. Aí eu quero ver a sorte agir na sua vida.


Sem mais,

Emanuel Junior.

2 comments:

Gabriel Leitão said...

Olá meu caro,

Devemos também ter Fé em Deus. Isso nos ajuda a ser mais fortes e superar as adversidades da vida.

um grande abraço,

Gabriel Leitão said...

tem certeza que renovatio... tem a ver com ressurreição? viste isso aonde?
segundo o ultralingua tem outros significados... teriamos que pensar muuiitto pra atribuir esse significado...

http://www.ultralingua.com/onlinedictionary/index.html?action=define&sub=1&searchtype=stemming&text=renovatio&service=latin2english